quinta-feira, 22 de julho de 2010

Pensando sobre as Possíveis Mudanças



A tecnologia oferece aos alunos o que a escola há muito tempo vem dialogando e debatendo com teóricos e professores, a utilização dos conteúdos no cotidiano dos sujeitos. A internet oferece ferramentas que podem ser usadas diariamente pelos estudantes de forma interativa e tendo como agente transformador do processo o próprio sujeito.

Outro ponto importante na entrevista diz respeito a afirmação de que a “escola é devagar”e que precisa mudar para acompanhar o rítimo dos alunos que é conseqüência dos avanços tecnológicos, o acesso ao conhecimento, a democratização da informação. E o ponto de crítico para essa nova postura da escola parte do professor que é a porta de entrada para a mudança.

Um dos pontos chave do texto diz respeito ao uso da linguagem das salas virtuais, e-mails, sms, na sala de aula, nas construções textuais, e a escola não deixará de usar seus textos ordenados,como diz a regra da gramática normativa, porém esse novo modo de interagir dos alunos-internautas deverá ser visto com um olhar crítico, ser tratados com cuidado, como uma forma de comunicação social . E a escola deverá mostrar em qual ambiente deve-se usar os tipos de linguagens, porque “ não existe uma única maneira de falar, existem várias”.

Um outro papel da escola com o advento da internet é o de esclarecer e indicar a melhor postura ao utilizar a rede, mostrar os perigos e exposições. Muitas dúvidas dos alunos com questões polêmicas como sexo, drogas serão pesquisadas e muitos sites não oferecem um diálogo franco e seguro como ocorre com os professores e os próprios familiares dos alunos. Muitos sites levarão nossos alunos para situações adversas, como sites de pornografia entre outros.

As mudanças ocorrerão pelas exigências do mercado, necessidades dos professores em interagirem com esse mundo virtual dos seus alunos e até no uso pessoal, a necessidade da escola, para que não seja engolida pela onda da tecnologia da informação. Por fim , é inadiável o uso das mídias digitais na escola bem como a adequação do currículo escolar para o processo de aprendizagem dos nosso alunos. O currículo escolar deve ultrapassar os conteúdos programáticos, institucionalizados, as disciplinas estanques e dialogar com os conteúdos atuais, as demandas sociais e a utilização dos recursos digitais.

Um comentário:

  1. Oi Flávia
    Muito rico o seu Blog. o tema é amplo por isso nos permite muitas discussões.
    Adorei, é importante divulgá-lo com colegas e alunos.
    Bjs Andréa

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